Quem Somos

A idéia de criar essa companhia teatral surgiu de uma conversa informal entre amigos no meio da rua. Eles enfrentaram o desafio de unir integrantes de várias igrejas evangélicas distintas. Conheça agora a história desta companhia que não se preocupa com  incertezas dessa vida, pois eles  creem como verdade única e absoluta em “Deus sempre presente.”


O grupo surgiu no meio da rua em uma conversa iniciada pelo Luciano quando o Jean ainda pensava em montar um grupo. Através de um evento que o Jean ajudou a promover e teve a idéia de selecionar uma galera de teatro para uma apresentação única. O Jean Oliveira, atual líder do Grupo, já era envolvido com teatro, mas o grupo que ele atuava se desfez. Daí, uma igreja promoveu um evento e contou com a ajuda do Jean. Daí ele deu a idéia de selecionar uma galera de teatro de outros lugares, pois seu sonho sempre foi formar um grupo interdenominacional. Ele contou com Deus pedindo para Ele enviar só aqueles que fossem de Sua vontade e seu amigo Val, que o ajudou a selecionar essa galera. Detalhe... era só para uma apresentação naquele evento. O Jean então produziu a pantomima “Manipulados” e ensaiou com os selecionados. O negócio tomou um rumo muito legal, pegamos uma intimidade e amizade tão boa, que quando vimos, estávamos marcando para nos vermos novamente. Daí o Jean conversando o Luciano na rua, disse que queria um nome com um significado forte da parte de Deus em nós mais só que em hebraico. O Luciano depois de um tempo pensando disse: Shamah, quer dizer “Sempre Presente’ e o Jean disse “El” quer dizer Deus, e assim nasceu a identidade “El Shamah” que significa“Deus Sempre Presente”. O El Shamah tem uma linha de trabalho bem puxada para a arte das mímicas, conhecida como Pantomima, teatro narrativo e experimental, entre outros!  


Há diversidade dentro do Grupo, fala pra gente sobre isso.
Criamos um laço muito forte, hoje podemos conversar de tudo e com todos. O curioso é que temos uma igreja montada dentro do grupo de fato. Tem o Luciano que canta e é pregador da Palavra, o Nem que manda ver na multimídia, a Vanessa que auxilia a costura dos figurinos e finanças, a Carla que é baterista, o Ed é violonista e dançarino, a Arlaine que canta e é dançarina, o Jean que escreve, dirige os trabalhos e é pregador da Palavra e o Val que responde a vice liderança e apoio a direção. Somos jovens inconformados com o mundo em que vivemos... Estamos no mundo sem pertencer ao mundo! Fazer a diferença é o nosso caminho.

Deus sempre presente na história do El Shamah. Conte pra gente momentos marcantes do grupo.

Dentre tantas, duas batem de frente. A primeira foi em um evento em Vila entre Rios, que apresentamos ”Batalha Espiritual” com os corações completamente destroçados. Devido muito falta de vigilância, tivemos um atrito momentos antes da apresentação e não tivemos tempo para desfazer a situação. O combinado com o evento foi cumprido com a apresentação do grupo, mas de uma forma diferente, pois apresentamos para nós mesmos. No fim da apresentação, o grupo de intercessão do evento não deixou para depois em nos consagrar e levar até nossos corações o que Deus queria falar. Foi inenarrável. Saímos dali completamente renovados e perdoados pela misericórdia de DEUS. E a outra, foi em uma apresentação em Mesquita, onde durante toda a apresentação de “Batalha Espiritual” uma moça nos encarava com muitas lagrimas. No fim da apresentação, aquela mulher esticou o braço e chamou o Jean. Ele disse para o grupo desmontar o cenário, guardar tudo e clamar, pois a obra ainda não tinha terminado. Quando ele foi, a mulher o abraçou e chorou muito dizendo que ela era espírita, mãe de santo e dirigente de mesa branca, mas que naquela manhã de domingo, ela tinha acordado as cinco da manha e não conseguia dormir novamente por nada. Ela começou a sofrer uma agonia muito grande até que em sua casa ela não conseguia mais ficar. Ela ainda muito agoniada, começou a andar pelas ruas sem até mesmo saber para onde estava indo até que, quando voltou a si, estava dentro daquela igreja evangélica a qual apresentamos a peça alguns minutos depois de sua entrada naquele lugar. O Jean perguntou o porque de seu choro tão sofrido, foi quando ela respondeu: _VOCÊS ME APRESENTARAM A VERDADE, EU QUERO SER DO SEU DEUS, EU QUERO VIVER! Nessa hora ele chorou com ela e os dois entraram em um clamor pela sua conversão enquanto o grupo clamava lá dentro pela obra completa do Senhor naquela manhã. 

Vocês se preocupam em estudar teatro?
Sim. Sempre que podemos. Acreditamos que sempre temos que passar por laboratórios, seja eles quais forem, acreditamos no crescimento do nosso trabalho com uma busca profissional para levarmos mais de DEUS através da arte com uma qualidade boa, que faça o espectador acreditar no que vê. Evangelizar através da arte é para que fomos chamados, então vamos fazer o melhor, é o mínimo para fazer valer cada gota de sangue de Cristo no madeiro. Lugares: Arena de Cristo, Cia 7 Artes, SENAC, Escola Fernanda Montenegro, Oficina da Globo, Cursos rápidos de férias, oficinas espalhados por todo o Rio e fora do rio quando temos oportunidade.

Como fazer para convidá-los para uma apresentação?Entrando em contato com o grupo e deixando claro todas as informações sem duvidas. Teremos o maior prazer em atendê-los.



Deixe um recado.
Amados irmãos e companheiros de arte... Torço muito pela conquista de vocês. A vontade de jogar tudo para o alto é constante... Ela estará sempre presente. Mas acreditem em um ideal! Vivam uma verdade baseada na força de Deus! Vocês não fazem teatro por fazer... Fazem por amor e por ter um chamado. E outra... Quem DEUS chama é capacitado para fazer a obra conforme os princípios Divinos. Integridade cristã! Mantenha esse foco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aprender a identificar o teu verdadeiro inimigo, segundo os olhos de Deus, gera tranquilidade, paz, ousadia e determinação. El Shamah - Fazendo o que ama pra quem ama. Deus é fiel!!!